ABNT NBR 15827

 

A Norma ABNT NBR 15827 estabelece que análises utilizando o método dos elementos finitos na válvula que está sendo projetada devem ser realizadas, a fim de comprovar que o seu projeto atende aos critérios da norma. Os resultados obtidos nas análises por elementos finitos devem ser validados através da sua correlação com valores experimentais, obtidos em ensaios de medições em protótipo instrumentado (tensões, deformações).

Saiba mais sobre os procedimentos descritos pela Norma: Fase 1 - Avaliação de Projeto

 

Após a aprovação do projeto do(s) protótipo(s) da válvula(s) objeto(s) da certificação na fase 1, será iniciada a fase 2 com a realização dos ensaios requeridos pela norma de acordo com o padrão construtivo. Nestes ensaios será verificado se o(s) protótipo(s) atende(m) o que foi referenciado na norma ABNT NBR 15827; 2011, não podendo haver rejeição em nenhum critério.

O Sistema Integrado para ensaios em válvulas industriais será capaz de realizar os testes sobre citados na fase 2 da norma. Ela será responsável pela verificação ao atendimento aos padrões estabelecidos para o uso em aplicações industriais, nas quais é exigida alta confiabilidade e repetibilidade dos resultados baseado nas condições de trabalho.

Saiba mais sobre os procedimentos descritos pela Norma: Fase 2 - Ensaio de Protótipo

 

Com os resultados obtidos nas fases 1 e 2, inicia-se a fase 3, em paralelo a realização ou após a aprovação da fase 2. Essa fase será dividida em duas ações que serão realizadas em paralelo. A primeira ação será a instalação de uma estrutura física, com a construção de um galpão de 80 m², localizado na Escola Politécnica da UFBA, obedecendo às normas dos Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) relacionados à norma ABNT NBR 15827; 2011.

Saiba mais sobre os procedimentos descritos pela Norma: Fase 3 - Definição do laboratório