Extensometria e MEF

 

A Norma ABNT NBR 15827 estabelece que  devem ser realizadas análises, utilizando o método dos elementos finitos, na válvula que está sendo projetada a fim de comprovar que o seu projeto atende aos critérios da norma. Os resultados obtidos nas análises por elementos finitos devem ser validados através da sua correlação com valores experimentais, obtidos em ensaios de medições em protótipo instrumentado (tensões e deformações). Neste sentido, o escopo do projeto prevê as seguintes atividades:

1.  Desenvolver uma metodologia para a realização das análises mecânicas em válvulas tipo esfera, globo e gaveta utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF);

2.  Desenvolver todo o procedimento para realização dos ensaios de extensometria para validação dos dados numéricos considerando a avaliação das incertezas da medição.

 

Atividades Realizadas

 

 

A equipe do PROVAL, em parceria com uma empresa fabricante de equipamentos de petróleo e gás, obteve um modelo em CAD de uma válvula do tipo gaveta, a fim de realizar análise MEF. A deste modelo, está sendo desenvolvida uma metodologia adequada para a realização de análises MEF em válvulas, considerando as particularidades de cada tipo de vávula.

Em parceria com a mesma empresa o PROVAL está obtendo uma válvula para que possa ser realizado um teste de extensometria, que irá validar o modelo de análise MEF que está sendo desenvolvido.

Para a realização do teste experimental de extensometria a equipe do PROVAL elaborou um procedimento de ensaio, detalhando as etapas do ensaio, uma lista com todos os materiais necessários para a realização do teste e também um memorial de cálculo para o cálculo das incertezas associados ao ensaio.