Projeto de Sistema de Ensaio

 

Após a aprovação do projeto do(s) protótipo(s) da válvula(s) objeto(s) da certificação na fase 1, será iniciada a fase 2 com a realização dos ensaios requeridos pela norma de acordo com o padrão construtivo. Nestes ensaios será verificado se o(s) protótipo(s) atende(m) o que foi referenciado na norma ABNT NBR 15827: 2011, não podendo haver rejeição em nenhum critério.

O Sistema Integrado para ensaios em válvulas industriais será capaz de realizar os testes citados na fase 2 da norma. Ela será responsável pela verificação ao atendimento aos padrões estabelecidos para o uso em aplicações industriais, nas quais é exigida alta confiabilidade e repetibilidade dos resultados baseado nas condições de trabalho.

Para a construção do Sistema Integrado para ensaios em válvulas industriais, a equipe do PROVAL utiliza-se da Metodologia de Desenvolvimento Integrado de Produtos que contempla a elaboração do Projeto Informacional, Projeto Conceitual, Projeto Preliminar e Projeto Detalhado.

 

Projeto Informacional        

Com objetivo de obter as especificações do projeto, a equipe do PROVAL se aprofundou no estudo na norma ABNT NBR 15827 e normas referenciadas, como também no entendimento das necessidades e carências do mercado nacional de válvulas industriais, o que resultou na definição do Ciclo de Vida do Sistema Integrado de Ensaios. Com o Ciclo de Vida, foi possível identificar os principais clientes e levantar suas necessidades, que posteriormente foram quantificadas e hierarquizadas pelo método QFD, definindo assim as Especificações do Projeto.

 

Projeto Conceitual

Tendo como base as especificações do projeto, foi iniciado o Projeto Conceitual com o uso do Método da Síntese Funcional. A Equipe do projeto definiu a Função Global do Sistema e suas interações. Com o desdobramento da Função Global, foram identificadas as subfunções e subsistemas, podendo agora realizar o levantamento das soluções utilizando o Método da Matriz Morfológica.

 

Com o método da Matriz Morfológica, podemos visualizar as soluções para os subsistemas e subfunções e definir as que melhores atendem o projeto, de acordo com as restrições e especificações. Por fim, encontramos o conceito do Sistema Integrado de Ensaios, finalizando, assim, o projeto conceitual.

 

 

 

 

Projeto Preliminar

 

Com o conceito do Projeto determinado, partimos agora para o Projeto Preliminar. Esta parte do projeto é de fundamental importância visto que ao final deste processo teremos todos os equipamentos detalhados, assim como o Fluxograma de Engenharia, Isométricos e Plantas de todo o Sistema Integrado de Ensaios. É um processo demorado e deve ser feito de forma a levar em conta as necessidades levantadas no Projeto Informacional, os conceitos levantados no Projeto Conceitual e o custo dos equipamentos, visto que devemos atender a um orçamento previamente estabelecido. 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem renderizada do Sistema de Ensaio

geral.jpg