Fase 2 - Ensaio de Protótipo

 

Com a aprovação do projeto na Fase 1, o Organismo de Avaliação de Conformidade, mediante acordo com o solicitante, deve acompanhar a realização dos ensaios dos protótipos tendo como referência o atendimento ao estabelecido nos itens de 6.3 (Ensaio de Protótipo) a 6.5 (Ensaio de Desempenho das Válvulas), 7 (Procedimentos e critérios de aceitação de projeto através de ensaios de protótipo), Anexo D (Procedimento e critérios de aceitação para obtenção da assinatura de torque de acionamento em válvulas) , E (Procedimento e Critérios de aceitação para a realização de ensaios cíclicos em válvulas em temperatura ambiente) e F (Procedimento e Critérios de aceitação para a realização de ensaios cíclicos em válvulas em temperaturas extremas) da norma ABNT NBR 15827.

 
Definição do laboratório
 
A realização dos ensaios relativos ao processo de certificação do produto deve ser conforme estabelecido no item 14 (Uso de Laboratório de Ensaio) do Regulamento de Avaliação da Conformidade.
 
Critério de aceitação do protótipo
 
Para a aprovação, é necessário que o produto demonstre conformidade com todos os critérios estabelecidos nos itens 6.3 a 6.5, 7, Anexos D, E e F da norma ABNT NBR 15827, não sendo 
admitida nenhuma não-conformidade. Evidenciada não conformidade, o protótipo deve ser reavaliado, após a implementação das ações corretivas apresentadas pelo fabricante e concordadas pelo OAC. Aprovados os protótipos pelo OAC, o resultado será estendido segundo o critério de abrangência, conforme item 6.4 (Abrangência dos ensaios de protótipo) da ABNT NBR 15827.
 
O OAC ao final da avaliação deve carimbar e assinar todos os registros de ensaios gerados no ensaio do protótipo, conforme itens 6.3 a 6.5 da norma ABNT NBR 15827 e Anexo F deste documento, sendo admitida a assinatura eletrônica pela ICP-Brasil.